Manifesto Galuba: Dia do Orgulho LGBTQI+

Todas as histórias merecem ser contadas

Hoje, 28 de Junho, é celebrado no mundo inteiro o Dia do Orgulho LGBTQI+. Essa data não é só feita de Paradas, glitter e bandeira: é um convite para refletir para onde estamos indo enquanto sociedade, especialmente no Brasil.

Nossos números refletem uma triste realidade: enquanto 12% de pessoas se declaram como assexuais, lésbicas, gays, bissexuais e transgênero, 51% das pessoas LGBTQIA+ relataram ter sofrido algum tipo de violência motivada pela sua orientação sexual ou identidade de gênero. Destas, 94% sofreram violência verbal e em 13% das ocorrências as pessoas sofreram também violência física.

Os livros são um espaço seguro para pessoas LGBTQIA+ serem quem elas quiserem. Não à toa, a pesquisa por esse tipo de narrativa aumentou durante a pandemia: as editoras registraram aumento de quase 30% nas vendas de livros, segundo a agência Nielsen BookScan. Especialmente em obras que saem do clichê trágico e focam que todo mundo tem direito a um final feliz.

Essa é uma das nossas premissas aqui na Galuba. Surgimos em 2020 para encorajar as mulheres no mercado editorial e promover a bibliodiversidade. Nós acreditamos que todas as histórias merecem ser contadas e fazemos um esforço constante para ter um portfólio diverso, cheio de cores e pontos de vista.

Por isso queremos te convidar a expandir seus horizontes literários, seja com nossos livros LGBTQIA+, como Cores do Coração ou A luz que ele emana; clássicos da literatura brasileira, como  A Escrava; ou romances contemporâneas, como Todas as suas Nuances ou Mensagem para você.

Mergulho nessas e em muitas outras histórias conosco. Juntas, nós podemos transformar esse mundo em um ambiente mais abertos, receptivo e com um final feliz para todos, todas e todes.

Compartilhe nas redes sociais suas próximas leituras!

Join the conversation

or to participate.