- Novidades da Galuba
- Posts
- Uma autora que todo o brasileiro PRECISA conhecer
Uma autora que todo o brasileiro PRECISA conhecer
Maria Firmina dos Reis foi a primeira romancista brasileira
Hoje, 25 de julho, é celebrado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. A data, que surgiu em 1992, propõe a união entre essas mulheres e também denunciar o racismo e machismo enfrentados por mulheres negras não só nas Américas, mas no mundo inteiro.
Em homenagem a esse dia, a Galuba vem aqui te convidar a conhecer a Maria Firmina dos Reis, uma autora negra, maranhense e a primeira romancista brasileira.
Quem foi Maria Firmina dos Reis?
Maria Firmina dos Reis nasceu em 1822 na Ilha de São Luis, no Maranhão, e fez algo impensável para a época: seu primeiro romance foi um instrumento de crítica à escravidão por meio da humanização de personagens escravizados.
Considerada a primeira romancista brasileira, Maria Firmina também foi a primeira mulher a ser aprovada em um concurso público no Maranhão para o cargo de professora de primário. Oito anos antes da Lei Áurea, criou a primeira escola mista para meninos e meninas — porém a ideia não resistiu três anos devido ao escândalo causado na cidade em que foi aberta.
Livros para conhecer Maria Firmina dos Reis
A Escrava, conto publicado no auge do movimento abolicionista brasileiro, é uma excelente introdução à autora Maria Firmina dos Reis, cuja obra está sendo redescoberta após décadas de esquecimento. É com muito orgulho que a Galuba disponibiliza a versão física deste conto, com texto adaptado para o acordo ortográfico vigente e uma atualização da linguagem de forma a ser mais acessível aos leitores de hoje. |
Nessa narrativa poderosa, conhecemos uma mulher abolicionista que se vê na posição de auxiliar e escutar a história de uma escrava que foge de seu algoz. Em poucas páginas, você encontrará uma história que vai reverberar em sua mente por muito tempo.
Se preferir, também pode fazer sua leitura no formato de ebook e levar as poderosas palavras de Maria Firmina para todos os lugares.
Reply